Agile User Experience – Métodos ágeis para Arquitetura da Informação

17 outubro 2008

Fiz esta apresentação pensando num artigo sobre Agile UX para o EBAI.

Como daqui algumas horas o EBAI começa e o artigo acabou não sendo aprovado (ainda aparece no site como “em avaliação”), resolvi publicar!

.

3 Responses to “Agile User Experience – Métodos ágeis para Arquitetura da Informação”


  1. Eu acho importante fazer alguns Users Stories para ter idéia das ações que o usuário pode querer executar na interface. Se forem complexas ou potencialmente problemáticas, aí o Arquiteto pode estudá-las a fundo para descobrir qual a forma melhor ou mais simples de interagir com a interface. Se for algo como Login ou Busca, que os usuários já conhecem, menos mal, mas se for a importação de um arquivo de fotos, por exemplo, pode-se definir que o Arquiteto deverá fazer um Fluxo detalhado desta interação para este sprint específico.

    No Backlog fica bem fácil (ou menos difícil) fazer isso quando as estórias são bem detalhadas, tens toda razão!

    O Planejamento de Implantação não é competência do Arquiteto, mas como não há uma documentação aprofundada é comum surgirem dúvidas na equipe sobre como implantar algum Fluxo ou algum item específico, então é interessante que o Arquiteto possa estar ciente de quais etapas estarão sendo implantadas mais ou menos quando para que ele possa se adiantar às dúvidas e facilitar o quanto puder a vida dos desenvolvedores.

    Aí entra o ponto que você comentou: se ele não fizer isso muito alinhado com o Gerente de Projetos ou o Scrum Master, aí sim a coisa pode entrar por água abaixo!!!

    Também sou partidário dos checklists e das boas práticas. Se todos os envolvidos souberem quais os itens a checar e forem “tickando” isso durante o sprint, ganham mais tempo para testar as funcionalidades e retrabalhar possíveis pontos duvidosos!

    Esta discussão pintou no EBAI na última sexta-feira, mas como somente os portais (UOL, Globo.com) estão usando Scrum no Brasil, muita gente boiou quando o papo aprofundou no Scrum!

    Boa discussão!!!


  2. […] Veja também: Agile User Experience – Métodos ágeis para Arquitetura da Informação […]


  3. […] Veja também: Agile User Experience – Métodos ágeis para Arquitetura da Informação […]


Deixe um comentário