Pequenas idéias inovadoras (ou o estigma da inovação)

14 fevereiro 2008

Em Brinde Grátis! Aproveite!, um dos últimos livros de Seth Godin, ele frisa bastante o conceito de soft innovations, que são pequenas inovações em produtos e serviços que fazem a diferença, como as caixas coletoras de correio que existem nos caminhões da Fedex, idéia que ele descreve como uma inovação de baixa complexidade.

Uma soft innovation é uma idéia simples (olha a simplicidade aí de novo!) que não demanda uma grande inovação, mas sim uma melhoria bem sacada em alguma coisa que já existe.

O professor de Harvard Rosabeth Moss Kanter deu uma entrevista para a Fast Company este mês falando sobre o poder de uma pequena idéia. Ele comenta o caso das extensões de linha da Procter & Gamble no Brasil, inclusive. Vale a pena ler a entrevista (link em inglês).

O interessante no raciocínio do Professor Kanter é quebrar um pouco esse estigma de que inovação precisa ser uma coisa revolucionária, inédita ou incrível. A inovação pode ser simples também.

Para começar, é bom ouvir os clientes e saber o que eles pensam, o que precisam, o que é valioso para eles. Criando valor para o clientes, cria-se valor para a empresa, por consequência.

O resto é puro marketing.

Small is the new big!

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Leia também neste blog: »A linha do tempo da inovação

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One Response to “Pequenas idéias inovadoras (ou o estigma da inovação)”


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