Marketing de Permissão – Seth Godin

19 fevereiro 2008

Marketing de Permissão - Seth GodinAutores: Seth Godin
Tempo Estimado de Leitura: 6 horas
Linguagem: Intermediária
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 224
Editora: Campus
Lido em: Fev/2008
Onde encontrar: Estante Virtual

Publicado em 2000, Marketing de Permissão foi uma revolução. Junto com Marketing Idéiavírus, lançou Seth Godin para a fama mundial, tornando-o um dos gurus de marketing mais respeitados em todos os cenários, principalmente por fugir do esteriótipo do marketeiro padrão.

Godin criou um bordão fantástico quando denominou a mídia tradicional de “mídia de interrupção”. Além de ser um conceito que choca, ainda agrega um sentido pejorativo a tudo que não dá escolha ao telespectador, que agora muda de nome: usuário de mídia.

O marketing de permissão usa justamente a privacidade do usuário como moeda de troca para construir relacionamentos e diferenciar as marcas que fugirem do conceito de interrupção para o relacionamento consentido.

8 anos depois de publicado, o livro obviamente está desatualizado. Muitas empresas citadas como cases nem existem mais, algumas tiveram seu auge e sumiram de cena, somente algumas sobreviveram e continuam líderes, caso do Yahoo!.

O primeiro 1/3 do livro é puro marketing, enquanto Godin tenta convencer o leitor da importância do relacionamento e do fato da interrupção ser uma enorme revolução. Chega a quase encher a paciência, mas aí de repente o livro começa a mostrar a que veio. Se você sobrevive e chega à metade do livro, aquela sensação de estar sendo convencido a ler o livro fica para trás.

A partir daí Godin começa a aprofundar um pouco o conceito e dar sentido à última das grandes teorias de marketing dos anos 90 [mais sobre este assunto em breve].

Entre os destaques do livro, vale enfatizar:

  • A evolução da publicidade de massa (de interrupção)
  • Como dar a partida concentrando-se na parcela de clientes, não na fatia de mercado
  • A freqüência constrói a confiança e a permissão favorece a freqüência
  • Os cinco níveis de permissão
  • O Marketing de Permissão no mundo da web

Apesar da idade, é um velhinho que merece uma boa visita de algumas horas e um bom aprendizado com sua experiência, porque muito do que Godin pregava ainda não é realidade para a grande massa dos sites atuais, mesmo que a grande massa de usuários não trafegue por mais do que algumas centenas de sites mais conhecidos.

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Leia também neste blog: »Entrevista com Seth Godin sobre o Marketing de Permissão e resenha de » Sobreviver não é o bastante, também do autor.

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2 Responses to “Marketing de Permissão – Seth Godin”


  1. […] é muito apropriada, pelo menos quando Seth Godin a está desenvolvendo. O autor dos best sellers Marketing de Permissão e Marketig Ideavirus é um autor talentoso, além de um guru de marketing respeitável. Ao escolher […]


  2. […] é muito apropriada, pelo menos quando Seth Godin a está desenvolvendo. O autor dos best sellers Marketing de Permissão e Marketig Ideavirus é um autor talentoso, além de um guru de marketing respeitável. Ao escolher […]


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